EMPRÉSTIMO COM VEÍCULO EM GARANTIA
O refinanciamento de veículos é uma opção de crédito para aqueles momentos em que o orçamento aperta. Ele é oferecido por diversas instituições financeiras e tem algumas características específicas.
Na prática, o refinanciamento de veículos consiste em colocar o automóvel em garantia para pegar o dinheiro emprestado. É importante entender como funciona esse crédito, antes de solicitá-lo. Conheça!
Valor do crédito
No empréstimo com garantia de veículo, o valor que o interessado pode tomar no banco pode corresponder a até 90% do carro. Isso vai depender do ano e do modelo do carro. A avaliação do automóvel leva em consideração o preço de mercado, conforme o indicador da tabela Fipe.
A porcentagem máxima é determinada de maneira diferente em cada instituição. Um banco pode liberar até 50% do valor do veículo, enquanto outro pode emprestar 90%. Além disso, é necessário que o automóvel tenha até 10 anos de fabricação. Os modelos mais antigos não são elegíveis para serem colocados em garantia.
Quando e para que usar o refinanciamento
O uso do dinheiro tomado no refinanciamento de veículos é livre. O cliente é quem escolhe como e quando usar o crédito, seja para resolver algo do aspecto pessoal ou profissional.
Esse montante pode ser uma alternativa para momentos difíceis, em que as dívidas se acumulam. Também é possível usar o dinheiro para a concretização de planos, como uma reforma na residência.
Melhores condições
O refinanciamento de veículo é um crédito atraente, pois conta com juros baixos. As taxas são bem menores que outras modalidades, como empréstimo pessoal e cheque especial.
As condições para pagamento também são interessantes. O cliente pode pagar o empréstimo em até 48 meses. Além disso, é possível antecipar as parcelas para ganhar um desconto dos juros. Isso pode ser feito, por exemplo, ao receber o 13º salário e a restituição do imposto de renda.
Quem pode solicitar o refinanciamento de veículos
O refinanciamento de veículos pode ser solicitado por qualquer pessoa que preencha os requisitos. Alguns bancos disponibilizam o crédito para quem está negativo, mas, nesse caso, os juros cobrados podem ser mais altos.
Para solicitar esse empréstimo, o interessado deve ter um carro em seu nome. O automóvel é, então, colocado em alienação fiduciária de veículo.
Na prática, isso significa que o banco passa a ter a posse indireta do bem. Para o proprietário nada muda, pois ele pode continuar usando o automóvel. Assim que a quitação é realizada, o carro volta a ser apenas do cliente.
Há uma série de documentos que o interessado no refinanciamento de veículos devem apresentar. São eles:
- CPF e RG;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se for o caso);
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV),
- Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Comprovação de renda
Um dos requisitos para refinanciar um veículo é comprovar a renda. Por lei, as parcelas do crédito só podem ser de até ⅓ do rendimento mensal do interessado. Isso evita que o cliente se complique e tenha dificuldades de arcar com os compromissos firmados.
Para demonstrar a renda, as instituições podem solicitar diversos documentos, como imposto de renda e extratos bancários. Apesar de haver a garantia, essa etapa, que consiste na análise financeira, é obrigatória para todos os solicitantes.
Como refinanciar o seu veículo na Checklist Assessoria
Refinanciar um veículo na Checklist Assessoria é muito mais fácil do que se imagina. O primeiro passo consiste em preencher um formulário, para que possamos identificar as melhores oportunidades.
Depois disso, o cliente recebe um e-mail com algumas propostas e escolhe a que melhor se adequa ao que procura. Quando o banco tiver sido escolhido, ele irá demandar alguns documentos que deverão ser enviados o quanto antes.
O refinanciamento de veículos é um processo que acontece rapidamente. Mas é importante destacar que quanto mais rápido o cliente providenciar o que for solicitado, mais rápido o dinheiro poderá ser liberado.
Com os documentos em mãos, a instituição irá avaliar as condições do cliente e o próprio automóvel — que, nesse caso, é a garantia do crédito. As últimas etapas são a análise jurídica e a assinatura do contrato.
Vantagens de refinanciar na Checklist Assessoria
Precisa fazer um refinanciamento de veículo? Compare as taxas cobradas pelos bancos em um só lugar e sem sair de casa. Aqui, com apenas alguns cliques, é possível acessar as melhores condições do mercado.
Se precisar, você pode ainda tirar as suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas. Além disso, os clientes da Checklist Assessoria participam de um clube de benefícios exclusivos, que inclui descontos em seguros, vinhos e eletrodomésticos.
Aproveite já para garantir o refinanciamento de veículos, de acordo com seu perfil e otimize o seu orçamento. A Checklist Assessoria ajuda você nisso!