Documentos para Financiamento

Todos os documentos envolvidos em Financiamento e Refinanciamento.

Crédito para financiar a aquisição de um imóvel

Reduza o custo do seu financiamento imobiliário atual

Empréstimo com taxas reduzidas colocando seu imóvel como garantia

O financiamento imobiliário é um grande aliado na hora de comprar uma casa ou apartamento. Para consegui-lo, é necessário passar por algumas etapas, como a apresentação dos documentos para financiamento.

Pode-se dizer que essa é a fase mais importante, pois ela garante ao banco que o comprador terá condições de pagar e de que o imóvel poderá ser parcelado. No caso dos clientes, a entrega dos certidões gera dúvida e insegurança. Por isso, vale a pena pensar nesses detalhes com atenção.

Necessidade da documentação

Na hora de conceder o financiamento, as instituições financeiras sugerem ao solicitante o programa que melhor se adequa ao seu perfil. A documentação exigida serve exatamente para isso.

Além disso, os documentos são indispensáveis para comprovar a idoneidade do cliente, garantindo segurança à operação. Todos os solicitantes devem apresentar as certidões comprobatórias, sem distinção entre os clientes ou entre o tipo de imóvel a ser financiado.

Documentos pessoais

Grande parte dos bancos cobra a apresentação do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de renda e endereço atualizados, e certidão de débitos de tributos federais. As instituições podem solicitar outros itens.

Vale notar que esses documentos pessoais são requisitados para todos os requerentes. Portanto, se o indivíduo optar pela composição de renda familiar, todos os participantes precisarão apresentar a documentação.

Documentos para solicitar FGTS

Há situações em que o comprador pode utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para financiar o imóvel. Nesses casos, é necessário ter em mãos uma cópia da Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS), extrato original expedido pela Caixa Econômica Federal do FGTS e declaração de Imposto de Renda (IR).

O FGTS pode ser usado para adquirir uma propriedade para uso residencial, seja em área urbana ou rural. O solicitante precisa ter trabalhado três anos no mínimo sob o regime FGTS, além de não possuir outro financiamento imobiliário ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Documentos do vendedor

O vendedor do imóvel também deve apresentar alguns documentos para a instituição financiadora. Quando a venda é feita por uma pessoa física, o banco irá exigir CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, certidão de débitos referente aos tributos federais e declaração da profissão.

Mas, se a venda for feita por uma pessoa jurídica, o banco deve cobrar documentos diferentes. São exemplos deles: cópia da certidão negativa de débito (CND), do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado na junta comercial, carta com assinatura reconhecida em cartório dos representantes da empresa, entre outros.

Documentos para imóvel novo

Além dos documentos pessoais das partes envolvidas, o banco também solicita certidões relacionadas à propriedade que será financiada. Os apartamentos e casas novos, por exemplo, por nunca terem pago IPTU não apresentam a quitação, mas a certidão negativa.

Nesse caso, a instituição solicita ainda o registro de título de propriedade, a certidão negativa de ônus reais, registro de ações rei-persecutórias e alienações, averbação da construção no cartório de registro de imóveis e outros documentos.

Documentos para imóvel usado

Os imóveis usados exigem documentos diferentes dos novos, como certidões negativas de débitos do IPTU, certidão negativa de débito condominial (se a residência estiver em condomínio), certidão negativa de ônus reais e certidão veterinária (20 anos) com negativa de ônus atualizada.

O solicitante que deseja financiar um imóvel usado também deve apresentar a opção de compra e venda preenchida pelas partes e assinada no contrato, além de cópia do boleto pago da Taxa de Cadastro e Avaliação (TCA). Se o bem já tiver sido financiado em outro banco, é necessária a declaração de saldo devedor.

Documentos na Checklist Assessoria

Na Checklist Assessoria, você pode fazer todo o procedimento de maneira rápida e on-line. Isso garanta ainda mais praticidade e facilidade para o seu dia a dia. A apresentação de documentos para financiamento pode ser feita até mesmo sem sair de casa.

Depois, quando o banco solicitar a documentação, basta digitalizar o que for preciso. Mas, fique tranquilo. Durante todas as fases, a Checklist Assessoria te orienta sobre o que deve ser feito e providenciado.

Conte com a assistência da Checklist Assessoria

Aqui, você encontra as melhores opções de custos para comprar o seu imóvel ou refinanciá-lo. Para isso, utilize o nosso simulador e confira quais são as melhores oportunidades para você.

A nossa assessoria especialista também pode te ajudar em relação aos documentos para financiamento. Aproveite já!

 

Mostre tudo Colapso

Documentos envolvidos no financiamento imobiliário

Na compra de um imóvel na planta é comum que haja muita incompreensão sobre o processo de aquisição, especialmente no que toca à documentação. Aqui explicaremos de maneira simples o trâmite burocrático antes e após a saída do Habite-se.

Ver informações

Documentos para quitar imóvel

Quitar o imóvel, preparar os papéis, registrar certidões, enfim, tudo custa para quem compra e vende. Legalizar essa transação exige uma lista extensa de documentos.

Ver informações

Documentos para carta de crédito SBPE

Documentos para dar entrada à Carta de Crédito Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) realizada com recursos da poupança

Ver informações

Documentos para uso de FGTS na compra de imóvel

Saiba quais documentos requeridos no resgate ou uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para compra de imóvel

Ver informações

Documentos para o Minha Casa Minha Vida

Documentos para a inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida
Ver informações
×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para atendimento@checklistassessoria.com.br

× Como posso te ajudar?